Bispos africanos revelam determinação em fortalecer a capacidade evangelizadora das suas Igrejas e empenho em edificar um continente mais humano e mais justo
Bispos africanos revelam determinação em fortalecer a capacidade evangelizadora das suas Igrejas e empenho em edificar um continente mais humano e mais justoas Igrejas de África e Madagáscar (SECaM) reuniram em assembleia plenária 200 delegados, em acra, no Gana.com 40 anos de existência, a SECaM revelou confiança nas próprias capacidades e energias. Os representantes das Conferências Episcopais afirmaram a aptidão das suas Igrejas para intensificar a obra de evangelização e de promoção humana do continente. Durante os trabalhos surgiram numerosas propostas para tornar a Igreja de África auto-suficiente.
O cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício de Justiça e Paz, abordou diversos pontos da encíclica de Bento XVI Caritas in Veritate. aproveitou o ensejo para dirigir um apelo aos Bispos africanos para que promovam no continente uma sociedade mais humana e mais justa.
No decorrer dos trabalhos foram eleitos novos corpos directivos da SECaM. O arcebispo de Dar-Es-Salaam, Tanzânia, cardeal Policarpo Pengo, foi reeleito presidente. O bispo Gabriel Mbilingi, presidente da Conferência Episcopal de angola, substituiu Francisco João Silota, bispo de Chimoio, Moçambique, como segundo vice-presidente.