Os portugueses sempre procuraram lutar por uma vida melhor, quando os seus governantes falharam, estes debandaram para outras paragens
Os portugueses sempre procuraram lutar por uma vida melhor, quando os seus governantes falharam, estes debandaram para outras paragensNo final do século XX contabilizamos 4,6 milhões de emigrantes portugueses espalhados pelo Mundo, ou seja, o equivalente a cerca de um terço do total da população de Portugal. Provavelmente serão poucos os países que têm um número percentual tão elevado. a história da emigração portuguesa teve um incremento extraordinário em meados do século XVI. Foi a saga dos portugueses que saíram para o Brasil, ainda colónia de Portugal, e foram milhões que se aventuraram na procura de melhores condições de vida.
a maior parte deles, porém, foi entre o final do século XIX e início do século XX.como colónia Portuguesa, o Brasil absorveu muitos aspectos da cultura de Portugal, desde a língua, até aos costumes e tradições, apesar de terem sido sempre mesclados com a cultura indígena, africana e com outras culturas europeias.
actualmente, a França é o país que abriga mais portugueses, cerca de um milhão de emigrantes. Parte destes já são da segunda e terceira gerações. Muitos nem sequer conhecem os seus avós, não falam a língua materna e estão integrados no país de acolhimento. a década de 60 foi crucial para os portugueses. Grande número rumou para França de qualquer forma, alguns com enorme sacrifício, mas lá estabilizaram e fizeram daquele país o seu ganha-pão.
Mas os emigrantes portugueses estão espalhados por todos os continentes. Portugal deixou de ser um país de navegadores para ser um país exportador de mão-de-obra. É parte destes emigrantes que invadem o seu e nosso país, neste mês de agosto. Movimentam quase todos os sectores económicos e trazem um acréscimo de riqueza, mesmo que de forma pontual.
Sobretudo a partir da década de 80 começaram a visitar a Cova da Iria um maior número de emigrantes e desde então é usual a presença deles durante o mês de agosto, especialmente na última quinzena do mês. Também eles fazem e cumprem promessas, trazem os familiares, vêm depor aos pés da Virgem os seus anseios, os agradecimentos pela protecção pedida em momentos difíceis.
Certamente que muitos regressam a suas casas mais reconfortados após uma jornada de piedade ou simples lazer, pois alguns fazem-no como passeio, quantas vezes para acompanhar conhecidos, amigos ou familiares. Fátima nunca é indiferente para aqueles que a visitam. É o local que liga a terra ao Céu, mas é preciso que aqueles que vivem nesta terra saibam acolher com carinho os que procuram este cantinho em busca da paz interior.