O alto Representante das Nações Unidas para a aliança das Civilizações defendeu um «debate sério» sobre o uso do véu islâmico integral nos países ocidentais
O alto Representante das Nações Unidas para a aliança das Civilizações defendeu um «debate sério» sobre o uso do véu islâmico integral nos países ocidentaisJorge Sampaio admite que o uso do véu islâmico integral coloca problemas muito complicados aos países democráticos. O véu integral não é uma tradição corânica, mas apenas uma tradição de alguns países muçulmanos, como dizem muito muçulmanos que conheço, acrescentou o ex-presidente da República portuguesa.
O responsável considera que os Estados têm o direito de legislar como entenderem, embora com limitações, adianta a Lusa. Em Julho, o Conselho de Estado francês defendeu que por razões de segurança é possível limitar o uso do véu integral, mas por mais nenhuma.
O parlamento francês proibiu o uso do véu islâmico integral em espaços públicos. Uma medida aprovada com apenas um voto contra na assembleia Nacional. a direita votou a favor e a oposição recusou participar na votação.