ano pastoral 2010/2011, com abertura oficial a 9 de Setembro, continuará a missão.com actividades, até Dezembro, o ano novo civil servirá para fazer um balanço e até incrementação de acções conjuntas
ano pastoral 2010/2011, com abertura oficial a 9 de Setembro, continuará a missão.com actividades, até Dezembro, o ano novo civil servirá para fazer um balanço e até incrementação de acções conjuntas a atitude missionária e evangelizadora definirá mais e mais a vida das comunidades, em torno da presença viva e vivificante de Cristo e alargando o seu Reino de caridade, justiça e paz, em crescente quantidade e qualidade, a todos os domínios sociais e culturais, defende o bispo da diocese do Porto. Manuel Clemente salienta que, depois de mais de um ano dedicado à missão, a homilia de Bento XVI na Invicta, a 14 de Maio, deve ser retomada em todas as comunidades como texto-base de programação pastoral.
a par deste movimento geral de missão e nova evangelização, insistiremos sempre na capacitação carismática e ministerial da Igreja diocesana, defende o prelado. Por isso, a oração pelas vocações, que se realiza desde há dois anos será mantida. acolheremos sempre e agradecidamente a participação dos institutos religiosos no trabalho diocesano, segundo os respectivos carismas, o mesmo se dizendo dos movimentos reconhecidos, frisa ainda.
Em Dezembro serão ordenados os primeiros diáconos do novo ciclo formativo. O que trará outra vida à diocese ligando mais estreitamente a vida pastoral com a sociedade, o trabalho, a família e as urgências sócio-caritativas, além de prestarem um indispensável contributo ao nosso presbitério, por agora escasso e sobrecarregado de tarefas.com a colaboração dos novos diáconos será possível os sacerdotes dedicarem-se mais largamente àquilo que lhes é tão próprio, e hoje crescentemente procurado. Trata-se do acompanhamento espiritual dos fiéis, a Reconciliação e o culto eucarístico. Daremos todo o lugar ao apostolado laical, habilitando e apoiando os nossos cristãos para uma presença cada vez mais evangelizadora na vida familiar e social, segundo a sua condição e vocação específicas, absolutamente requeridas na nossa cultura secular mas não fechada aos verdadeiros testemunhos cristãos.