a noite teve um brilho especial nos Valinhos. Centenas de pessoas participaram na procissão ao local onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos, a 19 de agosto
a noite teve um brilho especial nos Valinhos. Centenas de pessoas participaram na procissão ao local onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos, a 19 de agostoIluminados pela cruz que seguia à frente, os peregrinos percorreram o percurso da Via Sacra, passaram pelo Calvário Húngaro, enquanto rezavam o terço. Na Loca do Cabeço, onde o anjo apareceu aos pastorinhos e lhes ensinou uma oração, os fiéis, de todo o mundo, também a rezaram.
a procissão que assinala a quarta aparição de Nossa Senhora culminou junto ao monumento a Maria. Centenas de pessoas participaram nesta peregrinação comemorativa que decorreu a 19 e não a 13 porque nessa data os videntes encontravam-se em Ourém para onde tinham sido levados pelo administrador do concelho.
De diferentes idades, vindos de diferentes pontos do mundo, a falar diferentes idiomas, juntos caminharam guiados, também, pela luz das velas que, ao entrar no percurso da Via Sacra apagaram, para evitar algum foco de incêndio. ao rezar o terço, os fiéis pediram a graça da conversão, como frisou o reitor do Santuário, que presidiu a esta celebração. E rezaram também pela preservação deste local, de tudo o que pode perturbar, assinalou Virgílio antunes. Um lugar que se pretende seja de encontro, de meditação.
Isso é também o que Cecília Pedro defende, uma participante, pela segunda vez nesta procissão. a moradora em Fátima defende que os Valinhos são um complemento ao Santuário e que quem quiser aprofundar a mensagem de Fátima deve deslocar-se ali. Ela própria diz fazê-lo em vários momentos.
Nas preces entoadas já quase no final (a procissão começou às 21h30 na Capelinha e terminou por volta da meia noite) rezou-se pelo Santo Padre, pelos cristãos, para que renunciem aos pecados que derivam do consumismo. Sem esquecer as instituições culturais e políticas para que reconheçam os valores da paz, da justiça e do diálogo como solução para os conflitos.