Jovens já têm saudades da caminhada. Satisfeitos e contentes contam a longa peregrinação através do caminho francês, de Ponferrada até Compostela
Jovens já têm saudades da caminhada. Satisfeitos e contentes contam a longa peregrinação através do caminho francês, de Ponferrada até CompostelaTrês dezenas de 30 jovens portugueses, provenientes de diversas partes de Portugal, uniram-se aos Missionários da Consolata, organizadores do evento, para a peregrinação a pé, que decorreu entre 02 e 14 de agosto. Partiram da cidade de Ponferrada, na Espanha, em direcção a Santiago, percorrendo cerca de 220 quilómetros. O objectivo da peregrinação não era simplesmente caminhar por caminhar. Mas sim, fazer com que os jovens fossem descobrindo no caminhar as maravilhas e a beleza de Deus nas suas vidas. Cada dia, os jovens eram chamados a reflectir sobre um tema e a meditar sobre o mesmo, contemplar tudo aquilo que viam e ouviam pelo caminho, para ser partilhado à noite.
De acordo com a metodologia preparada pelos organizadores do evento, caminhava-se 20 a 25 quilómetros por dia, almoçava-se a meio do caminho e seguiam viagem para o destino, onde deviam pernoitar. Chegando ao local, montavam as tentas e preparavam o jantar. após a refeição, fazia-se a partilha, contando aquilo que mais chamou a atenção durante a caminhada e as impressões que iam ficando no coração, sobre o caminho.
Três dias após o fim da peregrinação, a jovem Mariana Pires ainda exclama: Santiago foi brutal, não tenho palavras para definir tudo aquilo que senti. Por seu lado, Catarina Siríaco acrescenta: Já sinto imensas saudades; só tenho sonhado coisas do caminho. Estou ansiosa que chegue o momento de nos encontrarmos todos outra vez.