O presidente da Federação das associações ciganas em Portugal considera que a expulsão de ciganos em França é uma atitude “lamentável” e “racista”
O presidente da Federação das associações ciganas em Portugal considera que a expulsão de ciganos em França é uma atitude “lamentável” e “racista”antónio Pinto Nunes alertaque este procedimento pode dar origem a uma onda anti-cigana em todo o mundo. O responsável da Federação Calhim lamenta o que está a acontecer, frisando tratar-se de uma perseguição a seres humanos.
O presidente acusa ainda Nicolas Sarkozy, de não verificar caso a caso e estar a fazer uma inclusão total dos ciganos em França, está a considerá-los a todos criminosos e indesejáveis. O também presidente da associação cristã de apoio à juventude cigana considerou que, quando a situação de um país está degradada, há uma tendência generalizada para virar os holofotes para os mais deprimidos, adianta a Lusa.
França iniciou hoje o processo de repatriação de ciganos em situação ilegal no país, uma medida anunciada em Julho pelo presidente francês. a medida está a gerar polémica e uma onda de acusações de xenofobia contra o governo de Paris.