alarme nas costas de África: uma nave holandesa levará a bordo matérias perigosas. Será a tentativa de repetir o caso da Costa de Marfim, de 2006
alarme nas costas de África: uma nave holandesa levará a bordo matérias perigosas. Será a tentativa de repetir o caso da Costa de Marfim, de 2006 Um navio holandês, que transporta resíduos tóxicos perigosos, atravessa as costas da África Ocidental com a finalidade de se desfazer deles . a denúncia é do ministro do ambiente, do Yaoundé, Pedro Hélé, numa nota difundida por diversas agências africanas. O ministro não revela nem a posição da nave nem o seu destino, mas exorta as autoridades marítimas costeiras e as populações a estarem vigilantes e a informar as autoridades de qualquer manobra suspeita.
O armador terá negado que o navio transporte substâncias perigosas, segundo a agência France Press. afirma que alguns contentores a bordo terão sido inspeccionados pela agência do ambiente nigeriana NESREa, a 26 de Julho, não tendo encontrado irregularidades.
Esta denúncia lembra o caso do Probo Koala, o navio que em agosto de 2006 descarregou ilegalmente 528 toneladas de resíduos altamente tóxicos em vários locais da Costa de Marfim. Segundo números oficiais, as matérias perigosas causaram a morte, nos meses seguintes, a 16 pessoas e a intoxicação de cerca 100 mil.