Oito dos bispos diocesanos portugueses vão apresentar a sua resignação ao Vaticano, por limite de idade, nos próximos três anos
Oito dos bispos diocesanos portugueses vão apresentar a sua resignação ao Vaticano, por limite de idade, nos próximos três anosQuando completam 75 anos, os prelados pedem ao Papa que os substitua nas suas funções. Bento XVI já aceitou a resignação pedida por três bispos. Um deles, José Pedreira, de Viana do Castelo, tem já o sucessor ao serviço, desde 15 de agosto. anacleto Oliveira, que foi bispo auxiliar de Lisboa durante cinco anos é agora bispo residente da diocese de Viana.
Quem espera a nomeação para ser substituído é o bispo de Coimbra, albino Cleto, bem como prelado de Bragança-Miranda, antónio Montes. O próximo bispo a pedir a resignação deverá ser Jacinto Botelho, da diocese de Lamego, que completa a idade limite canónica em Setembro. No final do ano pedirá a resignação o bispo auxiliar do Porto, João Miranda Teixeira, adianta a Lusa.
No próximo ano, o patriarca de Lisboa, José Policarpo, e o bispo da diocese de Vila Real, Joaquim GonçAlves completarão 75 anos. Mas este último caso é especial, já que quando Joaquim GonçAlves esteve doente, foi nomeado um bispo coadjutor, amândio Tomás, que terá direito de sucessão. No prazo de três anos, atingem a idade canónica e pedirão para resignar o bispo da diocese de Setúbal, Gilberto Reis, bem como o prelado das Forças armadas e Segurança, Januário Torgal Ferreira.