Por todo o mundo cresce o número de projectos de construção de barragens hidroeléctricas. Um factor prejudicial para a vida das comunidades aborígenes
Por todo o mundo cresce o número de projectos de construção de barragens hidroeléctricas. Um factor prejudicial para a vida das comunidades aborígenesO boom da energia verde ameaça povos indígenas de todo o mundo. Embora menos nociva para o ambiente, ameaça a sobrevivência dessas comunidades. O aumento da construção de barragens hidroeléctricas pode ser devastador. Estão em risco terras indígenas e consequentemente os meios de sobrevivência de vários povos.
Só o Banco Mundial financia 211 projectos do género. as autoridades brasileiras pretendem construir 29 barragens sobre os rios de que vivem os Enawene Nawe. a barragem de Belo Monte continua a ser objecto de revolta entre os índios da amazónia. Na Etiópia, a construção de uma barragem sobre o rio Omo ameaça a segurança alimentar dos povos aborígenes da região. São conclusões avançadas num relatório da organização, Survival, por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado recentemente.