Bispos do Sudão anunciam campanha de oração pela paz. a iniciativa está relacionada com o referendo sobre a independência do sul do país
Bispos do Sudão anunciam campanha de oração pela paz. a iniciativa está relacionada com o referendo sobre a independência do sul do paísCento e um dias de oração pela reconciliação do Sudão é uma iniciativa promovida pela Conferência dos Bispos sudaneses e anunciada por César Mazzolari, bispo de Rumbek. Na vigília de um momento histórico para o Sudão – o referendo de 2011, a Igreja católica desenvolve todos os esforços para garantir uma situação de tranquilidade no país.
Em declarações ao Osservatore Romano, órgão da Santa Sé, o prelado informou que a iniciativa irá decorrer entre 21 de Setembro e 1 de Janeiro, coincidindo com o Dia mundial da paz. Em todas as dioceses do Sudão realizar-se-ão momentos de oração e outras iniciativas para exortar governantes e cidadãos a promover o bem comum e a tornar o referendo um momento de maturidade democrática e não pretexto para conflitualidade e divisões.
a 1 de Janeiro será celebrada uma missa em sintonia com o apelo de Bento XVI pela reconciliação do mundo. a data do referendo não foi ainda fixada, mas, de acordo com os compromissos assumidos, a consulta deverá ter lugar durante 2011.