Projecto pastoral diocesano, para o triénio que termina no próximo ano, regido sob o tema « a Palavra de Deus feita amor entre nós»
Projecto pastoral diocesano, para o triénio que termina no próximo ano, regido sob o tema « a Palavra de Deus feita amor entre nós»ainda hoje a Igreja sofre perseguições; e é sua missão assegurar que os seus membros se não deixem conquistar por tantos ídolos destruidores, afirmou anacleto Oliveira, durante a Eucaristia solene de entrada na diocese de Viana do Castelo. No dia de assunção de Nossa Senhora, o antigo bispo auxiliar de Lisboa (durante cinco anos) disse estar confiante para servir adiocese. Torna-se o quarto prelado de Viana do Castelo.
O novo prelado recordou as palavras de Bento XVI aos bispos em Fátima, nomeadamente para o que se passa em vários âmbitos da nossa sociedade, onde, segundo as suas palavras, há crentes envergonhados que dão as mãos ao secularismo, construtor de barreiras à inspiração cristã’.
anacleto Oliveira recordou ainda os cinco anos em que serviu na diocese de Lisboa, pela experiência que fui adquirindo. Mas, tenho consciência de que irei encontrar aqui uma realidade diferente, quer a nível social, cultural e económico quer mesmo a nível religioso.