Documentário visa mostrar «o fenómeno e a presença de Nossa Senhora de Fátima no mundo». Será transmitido em canal generalista e depois transmitido em vários países, seguindo-se distribuição em DVD
Documentário visa mostrar «o fenómeno e a presença de Nossa Senhora de Fátima no mundo». Será transmitido em canal generalista e depois transmitido em vários países, seguindo-se distribuição em DVDSão seis episódios, de 55 minutos de duração cada, os primeiros dos quais estarão filmados e editados até final deste ano de 2010. Seguem-se dois episódios concluídos até Dezembro de 2011 e os últimos no final de 2012.com filmagens em todo o mundo, a série está dividida em três blocos: Europa, américa, África, Ásia e Oceânia.
Os grandes objectivos são fazer uma série documental dramatizada em que não se mostrem só os locais de devoção mas a sua história e os seus testemunhos, explica Manuel arouca. Tudo começou em 2007, quando o autor de livros e novelas veio a Fátima a pé. ao longo dos últimos três anos foi recolhido material muito rico, com impacto mesmo naqueles que não são crentes, salienta.
Dos aspectos mais significativos da série está a cobertura de uma grande parte dos maiores santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima em todo o mundo, para além de procissões, peregrinações e locais de devoção. São mais de 3. 000 os locais, instituições e organismos, das mais variadas áreas, ligados à devoção a Nossa Senhora de Fátima, em todo o mundo.
a temática comum a toda a série realçará a figura de Nossa Senhora como Mãe do Céu e ligará a mensagem de Fátima e a sua difusão pelo mundo a temas como o ecumenismo, a emigração dos portugueses e a Santa Sé. Não serão esquecidos os aspectos históricos do santuário fundador, da imagem de Nossa Senhora e do milagre do sol. Sem esquecer o apelo à paz universal.
O reitor do Santuário de Fátima, Virgílio antunes, sublinha que esta série virá a ser um importante contributo para o conhecimento do lugar de Fátima e da sua importância no nosso tempo. Manuel arouca apresenta-a, também, como um contributo para o conhecimento e interesse pelas comemorações, em 2017, do primeiro centenário das aparições de Fátima, nas quais se insere.