Os jornalistas fornecem informações vitais às vítimas de conflitos. Um repórter de guerra em Lagos fala da sua profissão e experiência no terreno
Os jornalistas fornecem informações vitais às vítimas de conflitos. Um repórter de guerra em Lagos fala da sua profissão e experiência no terrenoas reportagens dos média destacam a gravidade das situações de crise e põe fim aos rumores. Para as vítimas da crise, a informação pode salvar vidas, já que as reportagens podem ajudar a levar socorro onde mais se necessita e para quem mais o necessita, explica Sam Olukoya. as próprias vítimas também contam com o trabalho dos jornalistas para saber quais são os locais mais seguros nas suas deslocações.
O correspondente da estação televisiva britânica, BBC, fez a cobertura de várias situações de crise na Nigéria, adianta o site do Crescente Vermelho. Sobre as mesmas, afirma: Elas reflectem o pouco que a sociedade valoriza as vidas e os bens. Vi o pior da crueldade humana.
Quem parte para a guerra tem de estar bem preparado. a formação sobre técnicas de sobrevivência é muito importante, assim como o conhecimento das leis locais. Levar consigo um kit de primeiros socorros e portar sempre identificação pode salvar a vida do profissional.