Foi um dos momentos mais simbólicos: a entrega da cruz, tudo feito num completo silêncio. «Vamos?» podia ler-se nas t-shirts dos jovens coninbricenses, numa referência a Madrid 2011
Foi um dos momentos mais simbólicos: a entrega da cruz, tudo feito num completo silêncio. «Vamos?» podia ler-se nas t-shirts dos jovens coninbricenses, numa referência a Madrid 2011Depois da comunhão, um grupo de jovens das dioceses de Leiria-Fátima e de Santarém dirigiram-se junto do altar. E entregaram a cruz da JMJ a outros jovens, estes da diocese de Coimbra. além da cruz que se encontra a percorrer o país, a caminho de Madrid 2011, onde decorrerá em agosto, a Jornada Mundial da Juventude com a presença do Papa, foi também entregue o ícone da Virgem Maria.
a cruz da JMJ esteve desde ontem, 14 de agosto, no Santuário, numa iniciativa conjunta das duas dioceses vizinhas que a receberam vinda do algarve. após a participação no Rosário e procissão de velas, os jovens tiveram a oportunidade de rezar e adorar a cruz na basílica de Nossa Senhora do Rosário, durante a vigília da noite.
Desde o ano Santo de 1983, por iniciativa de João Paulo II, que a cruz se encontra a percorrer os vários países do mundo, preparando a Jornada Mundial da Juventude. Por estes dias está a percorrer as dioceses portuguesas. Desde o ano 2000 que é acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora.
Estes símbolos em peregrinação por Portugal propõem, um encontro profundo com Jesus Cristo e Maria; oferecer aos jovens das nossas comunidades o contacto e a experiência com tantos momentos de conversão à volta da mesma cruz, salienta o padre Pablo Lima, director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. Esta passagem pelas dioceses é,também, uma rampa de lançamento da JMJ Madrid 2011 em Portugal.