a falta de água potável pode causar um número de mortos superior ao das recentes inundações. Crianças sujeitas a doenças da água estagnada e contaminada
a falta de água potável pode causar um número de mortos superior ao das recentes inundações. Crianças sujeitas a doenças da água estagnada e contaminadaSabemos que a água não é boa para beber, mas não temos outra. as torneiras não deitam água. É assim que uma criança se exprime em Nowshera, de Peshawar, uma cidade afectada pelas inundações do Paquistão. ao longo das estradas, crianças bebem a água turba das lagoas.
Segundo o governo paquistanês, as inundações afectaram 14 milhões de pessoas e causaram 1. 600 mortos, a maioria na província de Khyber-Pakhtunkhwa. Os poços, as fontes e as torrentes estão todos contaminados. a população é obrigada a consumir água estagnada e contaminada. as organizações humanitárias estão a avisar a população de que corre o risco de ser afectada por doenças hídricas.
Pode haver uma segunda vaga de mortes, devido ao consumo de água imprópria, se não fornecermos rapidamente água potável, declarou Maurício Giuliano, porta-voz das Nações Unidas. Mais de um milhão de pessoas precisam de socorro. Já foram distribuídas 430 mil pastilhas para purificação da água. Nas zonas afectadas pelas inundações, há o risco de propagação da cólera, hepatite e outras doenças derivadas da água. Temo que estas doenças possam causar mais vítimas do que as próprias inundações.
a falta de água potável é já um problema antigo nalgumas regiões do Paquistão. De acordo com um relatório de 2007, intitulado Águas do Paquistão em risco, morrem anualmente 250 mil crianças depois de terem ingerido água contaminada.