Há mais emprego para os jovens do centro e sul de África do que nos países do norte do continente. Contudo, tratam-se de empregos «vulneráveis»
Há mais emprego para os jovens do centro e sul de África do que nos países do norte do continente. Contudo, tratam-se de empregos «vulneráveis» a taxa de desemprego dos jovens a nível mundial é elevada. De 11,9 por cento em 2007 passou-se para 13 por cento em 2009, revela um relatório da Organização Internacional do Trabalho. O continente africano não escapa à tendência. Porém, neste campo a África Subsariana apresenta melhores resultados do que o norte do continente.
Quatro em cada dez jovens da África do Norte estão no desemprego; apenas um décimo das mulheres trabalham. Já nos outros países do continenteo cenário é bem diferente. Metade dos jovens têm uma ocupação profissional. Há paridade entre homem e mulher: 45,6 por cento das raparigas trabalham. Contudo, em muitos dos casos, tratam-se de empregos que não respondem às qualificações dos jovens; três quartos têm um emprego vulnerável e viviam com menos de dois dólares por dia, em 2008, adianta o jornal afrik.com.