Embora preocupante, o aparente aumento da violência contra mulheres pode ser sinónimo de uma mudança de mentalidade das próprias vítimas
Embora preocupante, o aparente aumento da violência contra mulheres pode ser sinónimo de uma mudança de mentalidade das próprias vítimasapesar dos esforços efectuados para combater a violência doméstica, o número devítimasregistadas aumentou. No estado do Ceará, mais de 500 mulheres foram assassinadas entre 2006 e Junho de 2010. Maria Helena de Paula Frota, coordenadora do Observatório da Violência Contra a Mulher, considera que o problema deriva do machismo da sociedade e da falta de credibilidade das leis brasileiras, adianta a agência adital.
Porém e apesar das taxas serem preocupantes, o aumento de casos detectados não significa que haja mais violência. a responsável acredita tratar-se de uma mudança de atitude das vítimas: denunciam os agressores e já não aceitam a violência como algo natural. a lei brasileira, Maria da Penha, veio reforçar o sistema punitivo dos agressores.completou quatro anos a 7 de agosto. Mas é preciso mais: campanhas de sensibilização para combater o machismo e defender os direitos das mulheres.