« a dignidade da pessoa humana está acima de qualquer preço. Não se vende nem se compra». Superação das crises do nosso tempo passa pela presença do Espírito de Deus na vida de cada um
« a dignidade da pessoa humana está acima de qualquer preço. Não se vende nem se compra». Superação das crises do nosso tempo passa pela presença do Espírito de Deus na vida de cada umPortugal é hoje um país de emigração, também devido à crise, mas também de imigração, com um contributo positivo até na natalidade. Não é só por motivos de ordem económica que devemos acolher os imigrantes, mas sim porque são pessoas humanas como nós, com direitos e deveres, defendeu o presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade humana na Missa votiva do Espírito Santo.
O prelado lembra a importância dos imigrantes a viver no nosso país e assinala os desafios que a presença destes exige por parte dos cristãos. É em tempo de crise que se demonstra aquilo que somos, ou amigos e irmãos solidários nas alegrias e tristezas, na abundância e na penúria, ou então inimigos e adversários, carrascos e sem humanidade, pensando que o bem de todos impossibilita o nosso, afirmou antónio Vitalino.
O bispo de Beja fez uma referência ao tema desta peregrinação dedicada aos migrantes, em particular os menores nascidos nos países receptores ou aqueles que não vivem com os pais e se juntam a eles no período de férias. É importante que lhes seja oferecida a possibilidade de frequência escolar com aprendizagem da língua e da cultura do país de origem e do país de acolhimento, ao mesmo tempo que se vão inserindo progressivamente no mundo, sublinhou.
Sem o Espírito de Deus, entregues a nós mesmos, às nossas ideologias, ao egoísmo de grupos sem escrúpulos e sem moral, não conseguiremos superar as crises do nosso tempo, cujas causas profundas começam a ser cada vez mais conhecidas, disse. Uma sociedade que vive iludida e acredita num progresso material ilimitado, empurrando-nos para um consumo desenfreado, e onde é grande a avidez do lucro sem ética por parte dos grandes grupos económicos.