Santuário de Fátima está a preparar centenário das aparições com «muito empenho e entusiasmo». Primeiro ano subordinado ao tema «Santíssima Trindade adoro-vos profundamente»
Santuário de Fátima está a preparar centenário das aparições com «muito empenho e entusiasmo». Primeiro ano subordinado ao tema «Santíssima Trindade adoro-vos profundamente»Faltam sete anos até ao centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. até lá o Santuário propõe um conjunto de actividades e iniciativas, com o objectivo de dar a conhecer a mensagem de Fátima e as suas implicações com a vida dos cristãos deste tempo, assim como a sua dimensão profética, relevante para a Igreja e para o mundo.
Com o início do ano litúrgico, a 18 de Novembro, arranca o primeiro dos sete anos dedicados às aparições, este tendo por base inspiradora a frase no anjo na sua aparição aos videntes: Meu Deus, eu creio. Nos próximos anos, até 2017, os temas do ano desenvolver-se-ão à volta das seis aparições de Nossa Senhora: Quereis oferecer-vos a Deus?, Não tenhais medo!, Envolvidos no amor de Deus, Santificados em Cristo, Eu vim para que tenham vida, O Senhor fez maravilhas.
algumas das acções já estão em curso, nomeadamente a criação do logótipo e o folheto ou cartaz. anualmente haverá um guião das várias actividades. Jornadas de teologia e um ciclo de conferências sobre o tema do ano estão também programadas. Para acompanhar e desenvolver este centenário foi constituída uma comissão organizadora constituída pelo reitor do Santuário, Virgílio antunes; director do Serviço de Estudos e Difusão, Luciano Cristino; secretário do bispo de Leiria-Fátima, padre Vítor Coutinho; capelão do Santuário, Carlos Cabecinhas; vice-postuladora para a Causa da Canonização de Francisco e Jacinta Marto, irmã ângela Coelho; investigadores alfredo Teixeira e Graça Poças Santos; directora do Serviço de Peregrinos do Santuário, Natalina Ferreira, e responsável pela comunicação, Leopoldina Reis Simões.