a reunião entre os presidentes dos dois países constitui um momento importante na relação das duas nações. as tensões acumulavam-se desde 2009
a reunião entre os presidentes dos dois países constitui um momento importante na relação das duas nações. as tensões acumulavam-se desde 2009Chefes de Estado da Colômbia e da Venezuela reuniram-se, ontem, 10 de agosto, e anunciaram o restabelecimento das relações diplomáticas. Uma relação que deve assentar no diálogo transparente, directo e respeitoso. Devemos vencer os demónios, afirmou Hugo Chávez, presidente da Venezuela.
O líder garantiu ao homólogo colombiano que não permitiria a presença de grupos ilegais em território venezuelano. Pediu ainda a Juan Manuel Santos que não acusassem o seu governo de colaborar com movimentos da guerrilha.
as tensões entre os países vizinhos tiveram início, em Julho de 2009. a Colômbia permitiu que os Estados Unidos da américa usassem sete bases militares nacionais, no âmbito do combate ao narcotráfico e terrorismo. a 22 de Julho de 2010, Hugo Chávez anunciava o rompimento das relações diplomáticas com a Colômbia na sequência de acusações sobre a alegada presença de guerrilheiros no seu território.