População vive com menos segurança. Número de vítimas mortais entre os civis na sequência de conflitos armados aumentou, nos últimos seis meses
População vive com menos segurança. Número de vítimas mortais entre os civis na sequência de conflitos armados aumentou, nos últimos seis mesesNo primeiro semestre de 2010, o número de civis mortos no afeganistão subiu 31 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado. Mais de dois terços dos óbitos registados foram causados por grupos anti-governo.
No total, mais de 1. 2 mil pessoas morreram e outras duas mil ficaram feridas, revela um relatório da missão das Nações Unidas no país. as crianças são as mais afectadas; o número de petizes vítimas duplicou em relação a 2009.
O estudo adianta ainda que o número de vítimas mortaisresultantesda acção de movimentos apoiantes do governo diminuiu. as mortesocorridas na sequência de ataques aéreos do governo ou aliados diminuíram 64 por cento.
O afeganistão ocupa os últimos lugares do Índice Global de Paz, elaborado por um instituto australiano. Em 2010, ficou com a 147a posição, numa tabela que conta com 149 países.