indígenas da Colômbia vivem com dificuldades apesar dos esforços do governo para os proteger. a violência dos grupos armados ilegais afecta-os em particular
indígenas da Colômbia vivem com dificuldades apesar dos esforços do governo para os proteger. a violência dos grupos armados ilegais afecta-os em particularDezenas de povos estão em risco de extinção. Em 2004, as Nações Unidas alertavam para a frágil situação de 12 comunidades. O contexto continua bastante preocupante, ao ponto de, em 2009, a Corte Constitucional do país ter pedido ao Governo uma especial atenção à protecção de 34 grupos aborígenes. O governo redobrou os esforços, garante o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
as plantações de coca cresceram, gerando mais violência. É cada vez mais difícil caçar ou fazer a colheita, garante um líder indígena do Vale do Cauca. Os homicídios e as ameaças a chefes indígenas aumentaram, assim como o recrutamento de jovens e a violência sexual.
Os nómadas ou semi-nómadas estão cada mais sedentarizados; a presença de grupos armados ilegais ameaça os seus hábitos de vida e sobrevivência. O deslocamento de indígenas para as grandes cidades é outro obstáculo à preservação da identidade cultural dos povos. Muitas crianças já não falam a língua local.