João Domingos, um dos padres mais conhecidos da Igreja Católica em angola, morreu no dia em que completaria 78 anos
João Domingos, um dos padres mais conhecidos da Igreja Católica em angola, morreu no dia em que completaria 78 anos Creio que as qualidades do frei João Domingos são muito conhecidas por muita gente. Um homem apaixonado por Deus e com uma sede de verdade e de justiça muito grande, que procurou viver e que procurou testemunhar, mesmo quando a sua palavra podia ser mal interpretada ou não aceite , afirmou o vigário provincial dos frades dominicanos, frei Mário Rui.
Dominicano, português, já levava mais de 50 anos de vida sacerdotal. Faleceu em Portugal onde se encontrava em tratamento desde abril, por motivos de saúde. Na terra onde nasceu, aldeia da Torre, Sabugal, será sepultado, por vontade própria.
Em angola, o frei João Domingos era bastante conhecido pela sua intensiva intervenção na vida social do país, através das homilias bem como na participação em sectores como a educação. Em 1988 assumiu a reitoria do Instituto de Ciências Religiosas de angola, tendo sido um dos principais impulsionadores da criação do Instituto Superior João Paulo II, onde até agora era reitor.
Licenciado em Filosofia e Teologia, pela Faculdade de Teologia Católica de Estrasburgo, França, possuía Mestrado em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia e do Collegium Philosophiae et Teologia e Dominicanum, de Otawa, Canadá. Em 1998, foi agraciado com a comenda da Ordem de mérito do Estado português.