Santuário de Fátima prepara centenário das aparições. Reitor espera que a celebração seja «uma nova fonte de dinamismo para a Igreja em Portugal, sob o signo de Maria»
Santuário de Fátima prepara centenário das aparições. Reitor espera que a celebração seja «uma nova fonte de dinamismo para a Igreja em Portugal, sob o signo de Maria»Os próximos sete anos (2011-2017) serão, por isso, vividos pastoralmente à volta da temática emergente daquele acontecimento que marcou a história deste lugar, a história da Igreja e a história do mundo do nosso tempo, afirma Virgílio antunes. No editorial de agosto do jornal oficial do santuário, Voz da Fátima’, o responsável explica que, em cada um dos sete anos nos debruçaremos sobre um elemento fundamental da mensagem que brota das três aparições do anjo, em 1916, e, depois, das aparições de Nossa Senhora de Maio a Outubro de 1917.
a dimensão das celebrações será eminentemente pastoral, com um objectivo espiritual, defende o sacerdote. O programa visa levar os cristãos a renovarem a sua fé, pelo que não se ficará pelo assinalar de uma efeméride histórica. O programa das celebrações do Centenário das aparições vai ser apresentado aos peregrinos de Fátima, uma vez que lhes diz directamente respeito, pelo facto de serem devotos, adianta Virgílio antunes.
O reitor lembra a visita de Bento XVI, em Maio de 2010, para assinalar que ela mostra que há na mensagem de Fátima um conjunto de intuições e possibilidades que a dêem tornar veículo de evangelização do mundo. Para o sacerdote, o Papa não perderia tempo a enaltecer e divulgar uma espiritualidade e uma mensagem se visse nela um caminho para levar a Igreja e o mundo à conversão e ao encontro com Cristo.