Bento XVI nunca teve dúvidas de que seria “muito bem recebido em Portugal”, apesar de “certa imprensa ter falado de alguns temas que não eram muito dignos”
Bento XVI nunca teve dúvidas de que seria “muito bem recebido em Portugal”, apesar de “certa imprensa ter falado de alguns temas que não eram muito dignos”O cardeal Saraiva Martins garante que o Pontífice nunca teve dúvidas sobre o modo como Portugal o receberia, pois conhece muito bem as relações íntimas e profundas entre Portugal e a Santa Sé. Revelações feitas durante a a apresentação do livro sobre a visita de Bento XVI a Portugal, no casino da Figueira da Foz, adianta o diário as beiras.
Isto apesar de alguma comunicação social ter falado de temas pouco dignos de serem publicados, sobretudo naqueles dias, afirmou o cardeal. Embora sem explicitar, Saraiva Martins referia-se às questões dos abusos sexuais de que, então, foram acusados alguns membros da Igreja, nomeadamente nos Estados Unidos e na Holanda.
O prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos e a jornalista da RTP, Fátima Campos Ferreira, que prefaciou o livro Contigo caminhamos na esperança – Bento XVI em Portugal fizeram um balanço da visita do Pontífice em Portugal. a obra conta ainda com comunicações do bispo auxiliar do porto, João Lavrador e do director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, proferidas em conferências antes da vinda do Papa.