Depois de visitar a igreja da Santíssima Trindade conheça a praça e descubra as estátuas dos Papas que vieram a Fátima, do bispo que declarou dignas de crédito as aparições e entre no Convivium de Santo agostinho
Depois de visitar a igreja da Santíssima Trindade conheça a praça e descubra as estátuas dos Papas que vieram a Fátima, do bispo que declarou dignas de crédito as aparições e entre no Convivium de Santo agostinhoPraça João Paulo II
Perto da Cruz alta, encontra-se a estátua de João Paulo II, conhecido como o Papa de Fátima. São muitos os peregrinos que ali depositam flores e tiram fotografias. É da autoria de Czeslaw Dzwigaj (Polónia), é de bronze e mede 3. 5 metros de altura.
Praça Pio XII
Pio XII falou várias vezes aos peregrinos de Fátima. Reconheceu definitivamente as aparições de Fátima, e em 1942 consagrou o mundo inteiro ao Coração Imaculado de Maria. a sua estátua está situada a Sudoeste da Igreja da Santíssima Trindade, feita de mármore branco, é da autoria de Domingos Soares Branco (Portugal). Foi benzida em 12 de Outubro de 1961.
Estátua de Paulo VI
Representa o Papa de joelhos e evoca a sua peregrinação a Fátima em 1967. Foi inaugurada em Maio de 1968 e é da autoria de Joaquim Correia (Portugal).
Estátua de José Alves Correia da Silva
Foi o primeiro bispo da diocese de Leiria restaurada. Declarou dignas de fé as aparições e permitiu o culto de Nossa Senhora de Fátima, em 13 de Outubro de 1930. a sua estátua é da autoria de Joaquim Correia (Portugal) e foi inaugurada em 2 de Fevereiro de 1973.
Cruz alta
Já anteriormente nos referimos a ela. Veio substituir a antiga cruz alta que se encontra, presentemente, no Santuário do Cristo Rei, em almada. Tem 34 metros de altura e 17 metros de largura. É feita de aço corten e é da autoria de Robert Schad (alemanha).
Galilé dos apóstolos
Descemos para o piso inferior da igreja da Santíssima Trindade e entramos no Átrio dos apóstolos São Pedro e São Paulo que possui um painel de azulejo de Siza Vieira. O corredor de 150 metros retratada cenas da vida destes apóstolos.
Este átrio dá acesso a várias capelas: Capela da Morte de Jesus, Capela do Sagrado Coração de Jesus e Capela do Imaculado Coração de Maria, Capela do Santíssimo Sacramento, destinada ao Lausperene, bem como aos confessionários e sacristias.
Espelhos de água
O primeiro, do lado de São Pedro, alude à primeira criação, a criação da vida, inspirado no princípio do livro do Génesis. ali pode ver-se água a jorrar. O segundo, do lado de São Paulo, alude à segunda criação, o Baptismo, como participação na vida nova de Cristo. ali pode ver-se água a cair.
Via Lucis
as catorze estações são da autoria de Vanni Rinaldi, artista Italiano, nascido em Soverato – Itália. Foi inaugurada em 2 de Junho de 2008, e encontra-se no átrio das capelas da Morte de Jesus e do Santíssimo Sacramento.