Nesta segunda fase da visita vamos entrar na igreja da Santíssima Trindade. Foi dedicada a 12 de Outubro de 2007, pelo cardeal Tarcisio Bertone, no encerramento do 90º aniversário das aparições
Nesta segunda fase da visita vamos entrar na igreja da Santíssima Trindade. Foi dedicada a 12 de Outubro de 2007, pelo cardeal Tarcisio Bertone, no encerramento do 90º aniversário das apariçõesO lançamento da primeira pedra teve lugar em 6 de Junho de 2004, Solenidade da Santíssima Trindade. Da autoria do arquitecto grego Tombazis, tem uma forma circular com 125 metros de diâmetro, e é suportada por duas vigas de 182. 5metros de comprimento, com um vão livre de 80 metros e uma altura máxima de 21. 15 metros.
Possui 8. 633 lugares sentados, incluindo 76 para pessoas com dificuldades motoras. O interior é divisível em dois, através de uma parede móvel de 2 metros de altura. a zona do presbitério tem capacidade para 100 concelebrantes. Lá dentro aproveite para apreciar:
Pedra do túmulo de São Pedro
É um fragmento do túmulo de São Pedro, sobre o qual está construída a Basílica do Vaticano. Esta relíquia foi oferecida por João Paulo II, tendo sido benzida a 9 de Março de 2004.
Crucifixo
Feito de bronze e suspenso sobre o altar, tem 7. 5m de altura e encontra-se sobreposto ao Cordeiro do painel. É da autoria de Catherine Green (Irlanda).
Imagem de Nossa Senhora de Fátima
Escultura que representa Nossa Senhora jovem, com os braços abertos e deixando ver o Coração Imaculado e o Rosário. Tem 3 metros de altura e é uma peça da autoria de Benedetto Pietrogrande (Itália).
Painel do presbitério
Mosaico com 500 metros quadrados (10m de altura e 50m de largura). É feito em terracota dourada e moldado manualmente. À direita e à esquerda do trono e do Cordeiro, a Jerusalém Celeste, na qual se vê a multidão de anjos e de Santos. as aparições também estão ali representadas com as figuras dos três videntes.
É da autoria do padreMarko Ivan Rupnik (Eslovénia) e foi executado por um grupo de artistas, especializados em arte litúrgica, no Instituto Oriental de Roma, provenientes de oito nações e de quatro Igrejas Cristãs. ao sair pela porta principal fica com o pórtico de entrada e a basílica à sua frente. Mas antes aprecie a porta principal.
Portas
a porta principal, dedicada a Cristo, é feita de bronze. Tem 8 metros de altura, uma área de 64 metros quadrados . É composta por quatro folhas, com 3. 200 quilos cada uma.
O edifício possui 12 portas de entrada. Feitas de bronze, com 8 metros de altura, são dedicadas aos doze apóstolos. Um texto bíblico gravado na bandeira superior identifica o apóstolo. O grafismo é de Francisco Providência (Portugal).
Pórtico de entrada
Constituída por malha de rede de aço, a escultura suspensa, das duas vigas, foi executada manualmente. Podem ver-se anjos músicos de cor dourada e a frase Venite adoremus Dominum (Vinde, adoremos o Senhor). É da autoria de Maria Loizidou (Chipre).