Mais de 300 acções de língua portuguesa para estrangeiros e de português técnico, vão realizar-se de norte a sul do país
Mais de 300 acções de língua portuguesa para estrangeiros e de português técnico, vão realizar-se de norte a sul do paísOs imigrantes podem aprender português sem custos. Os cursos de Português básico ajudam os imigrantes no acesso à nacionalidade, autorização de residência permanente e estatuto de residente de longa duração.
Há cursos de português técnico para os sectores do comércio, hotelaria, cuidados de beleza, construção civil e engenharia civil. O objectivo é potenciar um melhor acesso e integração no mercado de trabalho. a iniciativa é da Presidência do Conselho de Ministros, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e Ministério da Educação.
Desde 2007 que 79 mil estrangeiros adquiriram a cidadania portuguesa. O grupo principal, 49 mil, pertence ao primeiro fluxo de imigrantes, cidadãos oriundos dos Países africanos de Língua Oficial Portuguesa. Seguem-se as crianças nascidas em território português, 22 mil, e que na maioria são filhos da primeira geração de imigrantes, além de 7. 700 filhos de imigrantes. ao todo, são quase 30 mil crianças.