«Fundo social solidário» já conta com 30 mil euros, depositados pela Cáritas Portuguesa
«Fundo social solidário» já conta com 30 mil euros, depositados pela Cáritas Portuguesaao repto do presidente da Comissão episcopal da Pastoral Social, a Cáritas Portuguesa respondeu positivamente com a abertura de uma conta bancária. Esta possui já o contributo da própria instituição, com a verba angariada na operação Dez milhões de estrelas – um gesto pela paz de 2009, fruto da venda de velas. Do total, 35 por cento era destinado à Cáritas para apoiar os mais desfavorecidos.
Em atenção, a Cáritas vai ter as necessidades de alimentação, habitação, saúde e educação. O apoio será distribuído através das paróquias, adianta a Cáritas. Paralelamente, a instituição católica pretende promover formação em economia doméstica e orçamento familiar, para capacitar as pessoas para enfrentarem a crise com maior realismo e ajudá-las a encontrar alternativas, como o recurso ao micro-crédito.
O fundo destina-se a apoiar qualquer pessoa. Os donativos podem ser feitos por transferência bancária através do NIB 0033 0000 0109 0040 15012, via Multibanco, ou ainda via postal, para a Sede da Cáritas Portuguesa (Praça Pasteur, nº 11, 2º Esq, 1000-238, Lisboa).