118 casos de violência escolar foram registados nos primeiros seis meses de 2010. São quase tantos como os 145 registados no ano de 2009
118 casos de violência escolar foram registados nos primeiros seis meses de 2010. São quase tantos como os 145 registados no ano de 2009 a violência em comunidades escolares tem vindo a subir. Houve uma subida, em média, de três para cinco incidentes. Em Sintra, no primeiro semestre, foram registados 43 casos, seguida pela amadora, com 19. Na cidade de Lisboa foram registados 16 casos e em Cascais oito.
Mas não se pense que o aumento de casos se verifica apenas em recinto escolar. Também têm vindo a aumentar os números da violência doméstica, segundo dados revelados por um relatório da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Nos últimos três meses registaram-se mais 682 casos que nos primeiros três meses do ano, com 4. 546 queixas.
Crimes que envolvam pornografia infantil e exploração de menores ou abuso sexual de crianças foram 395, em seis meses. O que dá uma média de mais de dois casos por dia. Foram ainda registados 166 casos de crimes violentos envolvendo crianças. Os idosos são, também, vítimas de violência, tendo sido registados 45 casos, nos primeiros seis meses do ano.