Neste mês de agosto, são muitos os que, em tempo de férias, se deslocam ao Santuário de Fátima. Depois do encontro com Nossa Senhora e com Deus, parta ao encontro da cultura e da arte
Neste mês de agosto, são muitos os que, em tempo de férias, se deslocam ao Santuário de Fátima. Depois do encontro com Nossa Senhora e com Deus, parta ao encontro da cultura e da arteSiga o mini-roteiro de descoberta de alguns pontos do Santuário que elaborámos para si. Nesta primeira parte sugerimos-lhe alguns pontos no recinto exterior. À igreja da Santíssima Trindade e às exposições, referir-nos-emos futuramente.
Capelinha das aparições
a Capelinha das aparições é o coração do Santuário. Foi esse o lugar escolhido por Deus para, por meio de Nossa Senhora, revelar a Sua mensagem aos homens do nosso tempo. a construção da Capelinha foi a resposta ao pedido de Nossa Senhora: quero que façam aqui uma capela em minha honra.
Foi construída no local das aparições em 1919, de 28 de abril a 15 de Junho, e posteriormente benzida. a primeira missa ali ceberada foi a 13 de Outubro de 1921. O primeiro capelão foi o padre Manuel de Sousa.
após ter sido dinamitada na noite de 5 para 6 de Março de 1922, foi restaurada e reinaugurada em 13 de Janeiro de 1923.com algumas alterações mantém os traços originais. O alpendre actual foi inaugurado aquando da visita do Papa João Paulo II em 12/13 de Maio de 1982.
Imagem de Nossa Senhora
a imagem que se venera na Capelinha foi oferecida em 1920 por Gilberto Fernandes dos Santos, de Torres Novas. Foi benzida a 13 de Maio de 1920, na igreja paroquial de Fátima e trazida para a Capelinha em 13 de Junho.
a coroa preciosa, que a Imagem ostenta apenas nos dias das grandes peregrinações, foi oferecida pelas mulheres de Portugal, a 13 de Outubro de 1942. É de ouro, pesa 1200 gramas e tem 313 pérolas e 2679 pedras preciosas.
Em 1989 foi encastoada nela a bala extraída do corpo do Santo Padre após o atentado em Roma, em 13 de Maio de 1981, e por ele oferecida ao Santuário, a 26 de Março de 1984.
azinheira grande
Tem mais de cem anos e era a maior existente na Cova da Iria em 1917. Não foi sobre ela que Nossa Senhora apareceu mas, por estar relacionada com as aparições, foi a única que ficou, de todo o conjunto que havia. Em 2007 foi classificada de interesse público pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais de Portugal.
Basílica de Nossa Senhora do Rosário
a primeira pedra foi benzida a 13 de Maio de 1928 e a sagração a 7 de Outubro de 1953. O título de Basílica foi-lhe concedido por Pio XII, em 1954.
O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura. Foi construído totalmente com pedra da região. a torre sineira tem 65 metros de altura, e é rematada por uma coroa de bronze, de sete toneladas. Possui um carrilhão composto por 62 sinos. O maior pesa três toneladas.
O templo é constituído por uma grande nave com capela-mor, transepto e duas sacristias. ali se encontram sepultados os três videntes: do lado esquerdo, Jacinta e Lúcia; do lado direito, Francisco.
Colunata
O conjunto arquitectónico é de antónio Lino. a colunata é composta de 200 colunas e meias colunas, e 14 altares. Sobre a colunata, vêem-se 17 imagens. algumas são de santos cujas congregações estão presentes em Fátima, outras daqueles santos que, pelos seus escritos e pregações, foram apóstolos da devoção a Nossa Senhora.
Presépio
Foi inaugurado na madrugada do dia 25 de Dezembro de 1999, início do grande Jubileu. É de José aurélio e tem a forma de um triângulo (referência à Santíssima Trindade). É de chapa de aço inox perfurada. À noite, o conjunto é iluminado.
Fontanários
Um dos problemas de Fátima era a água. Depois de algumas explorações, foi encontrada água em 1921, a cerca de 40 metros da Capelinha. Do fontanário com o conjunto de 15 bicas primitivas, que foi demolido devido às obras de regularização do Recinto, ficou apenas visível a parte superior e a coluna que suporta a estátua do Sagrado Coração de Jesus. Tem, actualmente, 4 bicas.