Prelado reflecte sobre o «quanto custa ser migrante em qualquer lugar, experimentando a tremenda dificuldade de ser duas vezes estrangeiro: onde entra e de onde sai»
Prelado reflecte sobre o «quanto custa ser migrante em qualquer lugar, experimentando a tremenda dificuldade de ser duas vezes estrangeiro: onde entra e de onde sai»Sabemos que têm acontecido verdadeiras coisas horríveis no campo da exploração humana e, tantas vezes, na dimensão infantil, assinala Ilídio Leandro na nota pastoral. O prelado lembra o sofrimento de tantos, sem o quererem e sem o merecerem, experimentando escravaturas e desumanidades, no pior sentido e com as piores consequências.
O bispo diocesano de Viseu refere-se particularmente às crianças e ao aproveitamento para benefício (qualquer que seja) de injustos exploradores das fragilidades de outros. Ilídio Leandro condena as tremendas injustiças, desigualdades e violências que, sem justificação alguma, são cometidas por vampiros sugadores da dignidade humana mais elementar. E manifesta-se solidário com todos os migrantes que procuram justiça, trabalho, igualdade, humanidade.