Ideia original para celebrar 50 anos de independência de 17 países africanos: 115 jovens, representantes da juventude africana, recebidos por Barack Obama
Ideia original para celebrar 50 anos de independência de 17 países africanos: 115 jovens, representantes da juventude africana, recebidos por Barack ObamaEm vez de reunir os chefes de Estado ou de governo dos 15 países da África a sul do Sara, Barack Obama convidou 115 jovens para discutir com eles, na Casa Branca, a sua visão de África para os próximos 50 anos. O presidente norte-americano retomou as ideias do seu discurso em acra, Gana, em 2009. Criticou duramente a geração dos líderes políticos das independências.
Barack Obama exprimiu a esperança de que alguns dos presentes se tornem um dia, dirigentes dos seus países. E indicou o que não deve ser um governante, apontando o dedo aos líderes dos anos 60. O que aconteceu é que, quando alguém está no poder durante algum tempo, começa a pensar que foi um bom dirigente e que para o bem do seu povo deve permanecer no lugar. E começa a mudar as leis, a intimidar e a prender os opositores. E rapidamente jovens como vós, cheios de futuro e de promessas, tornaram-se naquilo que combateram.
Barack Obama não perdeu a oportunidade de responder a um jovem do Zimbabué sobre Roberto Mugabe, de 86 anos e há 30 no poder. Fico com o coração despedaçado quando vejo o que se está a passar no Zimbabué. Mugabe é o exemplo de um dirigente que chegou [ao poder] como combatente da liberdade e – vou ser muito duro – não está a servir bem o seu povo.
Nascido nos Estados Unidos, de pai queniano, Obama lembrou que o bom governo está no centro do desenvolvimento e que o destino de África será determinado pelos africanos. ao mesmo tempo fez uma promessa: Eu quero fazer de modo que as vossa vozes sejam escutadas para que possais agarrar estas oportunidades.