Um dos momentos altos da celebração de 13 de agosto é o ofertório. Os peregrinos entregam trigo ao presidente da celebração, para oferta ao Santuário de Fátima
Um dos momentos altos da celebração de 13 de agosto é o ofertório. Os peregrinos entregam trigo ao presidente da celebração, para oferta ao Santuário de FátimaÉ já uma tradição da peregrinação de 12 e 13 de agosto, que este ano se repetirá pela 69a vez. O cereal será depois moído e utilizado na confecção de hóstias para consumo próprio do Santuário, durante as Eucaristias ali celebradas. Em 2009 foram oferecidos 6. 440 quilos de cereal.
Esta tradição teve início em 13 de agosto de 1940, quando um grupo de jovens da Juventude agrária Católica, de 17 paróquias da diocese de Leiria, ofereceu ao Santuário de Fátima 30 alqueires de trigo. Desde aquele ano, os peregrinos, já não só de Leiria mas também de outras dioceses do país, e até do estrangeiro, têm vindo a dar continuidade a este ofertório, adianta a Sala de imprensa do Santuário.