«altamente preocupada». assim está a organização que representa a comunidade cigana em Portugal, em relação às medidas anunciadas pelo governo de Nicolas Sarkozy
«altamente preocupada». assim está a organização que representa a comunidade cigana em Portugal, em relação às medidas anunciadas pelo governo de Nicolas Sarkozy a União Romani Portuguesa está perpelexa pela forma como o governo francês procura resolver uma questão de ausência de políticas direcionadas à educação, saúde, habitação, justiça e aspectos sociais. E contesta o que cataloga de forma mais fácil de resolver o problema e que é centrar-se na expulsão de uma comunidade, adianta a Lusa. as medidas foram tomadas depois de um grupo de 50 pessoas ter atacado uma esquadra em protesto pela morte deum jovem às mãos da polícia.
Na última semana, o ministro do interior, Brice Hortefeux anunciou medidas contra a violência entre a comunidade cigana. Incluem o desmantelamento nos próximos três meses de 300 dos 600 acampamentos ilegais que existem em todo o país. Permitem ainda a expulsão de ciganos que cometam delitos contra a ordem pública.
Contra o que considera ser um ataque, a organização que representa a comunidade cigana em Portugal critica ainda o governo francês. Diz que torna letra morta a carta europeia assinada em Paris em 1991 a qual consagrava direitos às minorias e principalmente à comunidade cigana. a comunidade em França integra entre 15 e 20 mil pessoas enquanto famílias francesas e cerca de 400 mil enquanto nómadas.