Sensibilizar a Igreja e a sociedade para a realidade migratória é o objectivo da 38º Semana Nacional de Migrações que decorre de 8 a 15 de agosto
Sensibilizar a Igreja e a sociedade para a realidade migratória é o objectivo da 38º Semana Nacional de Migrações que decorre de 8 a 15 de agosto a Semana, apesar de ser a nível nacional, é também divulgada nas comunidades portuguesas, para promover a participação dos emigrantes que estarão presentes em Portugal durante esse período. O director da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM) apela a uma participação massiva dos migrantes na peregrinação anual do migrante e do refugiado, a Fátima, a 12 e 13 de agosto.
O tema da semana, Com Francisco e Jacinta acolher Cristo nos Migrantes e Refugiados Menores, foi inspirado na mensagem do Santo Padre para o Dia mundial do migrante e do refugiado: Os Migrantes e Refugiados Menores, e na celebração do centenário de nascimento da Beata Jacinta Marto.
Os menores são os seres humanos mais vulneráveis, por não terem capacidade de fazer ouvir a sua voz, assinala a nota desta Semana das migrações. E são milhões as vítimas, nos cinco continentes, vivendo em condições desumanas, entregues à sua sorte, vítimas da guerra, do ódio racial, da violência e, até mesmo, da exploração sexual e de trabalho escravo.
Neste ano, a OCPM lembra, particularmente, os migrantes e menores refugiados que vivem em Portugal e aqueles que sendo portugueses abandonaram o país em busca de um futuro melhor. a Obra Católica não esquece os filhos dos imigrantes nascidos em Portugal, muitos deles votados à marginalidade, sem documentos nem registo de existência, excluídos pelo país onde nasceram e não aceites pelo país de origem de seus pais por não os considerar seus.
Na Semana nacional das migrações que pretende ser uma chamada de atenção para a realidade das migrações, a OCPM defende a necessidade de dar-lhes identidade e nacionalidade. Integrado nesta Semana decorre, a 15 de agosto, a Jornada de solidariedade para com a Pastoral da mobilidade humana.