Rhode Bath-Schéba Makoumbou é uma artista congolesa conhecida mundialmente. Nas suas criações valoriza as tradições e tenta reproduzir o que observa
Rhode Bath-Schéba Makoumbou é uma artista congolesa conhecida mundialmente. Nas suas criações valoriza as tradições e tenta reproduzir o que observa a mulher africana é fonte de inspiração para a artista. Ela representa a vida e a vida é o peso das responsabilidades. Trata-se de uma mulher lutadora, que se esforça diariamente pelo futuro dos seus filhos, diz. Ela é uma verdadeira mais-valia para desenvolvimento de África. Mas, ainda tem um longo caminho a percorrer até conseguir a igualdade de género: terá de haver uma maior paridade entre homem e mulher em todos os sectores da sociedade, considera, segundo o jornal afrik.com.
a natureza, a luz, os tons coloridos das vestimentas africanas, e ainda os cheiros e sons característicos do continente inspiram Rhode Bath-Schéba Makoumbou. Em relação ao sucesso alcançado por todo o mundo, explica: É preciso antes de mais sermos nós próprios e não correr atrás das modas ditadas pelos mercados ocidentais. as tradições africanas são referências importantes nas suas criações. Sinto-me orgulhosa por poder proclamar a minha africanidade’ e defender a nossa identidade cultural mantendo-me muito aberta ao conhecimento de outras culturas.