a nossa vida tende normalmente para a ordem, a harmonia, a saúde e a paz. às vezes, porém, parte-se a corda e rompe-se o equilí­brio
a nossa vida tende normalmente para a ordem, a harmonia, a saúde e a paz. às vezes, porém, parte-se a corda e rompe-se o equilí­brioSubmetido, com frequência, a ritmos enervados, aturdido por ruídos, maltratado por falta de sono ou uma alimentação negligente, o nosso corpo aspira a reencontrar a sua liberdade e beleza.
afastar-nos do lugar habitual, deixar o trabalho rotineiro, mudar de ambiente, imergir-se no silêncio: são factores que ajudam a recuperar a tranquilidade interior e facilitam a nossa união com Deus e com os irmãos. É a base para qualquer espiritualidade. Vem isto a propósito das férias a que todos têm direito, embora nem todos as possam gozar. Que fazer então para que elas sejam um tempo renovador?
1. O primeiro passo é escutar o nosso corpo, esse dom admirável que Deus nos concedeu. Tudo o que fizermos para o descontrair, fortalecer e harmonizar ajudar-nos-á a sentir-nos responsáveis pelo crescimento da nossa pessoa e pelos outros. a vida é um dom encantador que não se pode desbaratar. Vivê-la bem, com amor e respeito por tudo quanto o Criador nos concedeu, é sinal de inteligência e sensatez.
2. É fundamental fazer um banho de natureza para pacificarmos o nosso olhar e adquirirmos um novo vigor físico, intelectual e espiritual. apreciar as belezas naturais. Olhar as aves do céu. Contemplar as flores do campo. Deixar-nos tocar pela brisa do mar ou da montanha. O amor começa por aqui: amar as coisas belas da natureza como sinais eloquentes da eterna beleza do nosso Deus.
3. Porque possuímos um corpo relacional, as férias contribuem para crescer nestas relações. Porque a nossa vida está ligada à vida dos outros, os contactos humanos são sempre enriquecedores. Um dia havemos de ver como Deus construiu a nossa própria vida através de outras vidas. É útil, portanto, aproveitar este tempo de repouso para educar o nosso corpo com gestos delicados e atenciosos, um sorriso acolhedor, um olhar benevolente.
4. E há quem faça das suas férias tempo de solidariedade em serviço gratuito aos que mais precisam: junto de outros povos e culturas ou em apoio a pessoas singulares necessitadas, no acolhimento benfazejo de peregrinos ou em casas de recuperação. Cada gesto feito com amor deixa paz e alegria no coração de quem o faz e é tesouro acumulado no céu.
5. Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco, pediu Jesus aos seus discípulos. Lugar isolado é também o silêncio do nosso coração, onde podemos aprender melhor a escutar o nosso Deus que passa na brisa de cada dia. O silêncio é a linguagem de Deus. Não há oração verdadeira sem deserto ou silêncio. É aí que a mente, o coração e o espírito respiram à luz da Palavra de Deus que oxigena a nossa vida. a meditação da Palavra de Deus e a sua consequente oração ou mesmo a leitura de um livro bem escolhido dão-nos a oportunidade de nos rejuvenescermos por dentro e de sossegar o coração para que possamos depois distribuir pelos outros o amor e a paz que Deus deposita em nós.