a mensagem para o Dia do migrante e do refugiado é subordinada ao tema «São Paulo migrante: apóstolo dos gentios»
a mensagem para o Dia do migrante e do refugiado é subordinada ao tema «São Paulo migrante: apóstolo dos gentios»Na intenção missionária, Bento XVI pede que a Igreja seja a ‘casa’ de todos, pronta a abrir suas portas aos que são obrigados, por causa da discriminação racial e religiosas, por causa da fome e da guerra a imigrar para outros países. O Pontífice lembra os milhões de pessoas, em particular mulheres e crianças, que sofrem a carência de água, comida e habitação.
O Santo Padre apela a um outro estilo de vida e recorda a urgência de eliminar as causas estruturais das disfunções da economia mundial, e de corrigir os modelos de crescimento que parecem incapazes de garantir o respeito pelo meio ambiente e um desenvolvimento humano integral para hoje e, sobretudo, para o futuro.
O bispo de Roma lembra especialmente os migrantes, que se vêem obrigados a deixar seus lares ou a sua pátria devido à violência ou na busca de condições de vida mais dignas. É ilusório pensar que os fenómenos migratórios possam ser bloqueados ou controlados com o uso da força. as migrações e os problemas que delas derivam devem ser enfrentados com humanidade, justiça e compaixão, argumenta.