a comunidade ecuménica de Taizé, em França, comemora 70 anos de existência, a 20 de agosto
a comunidade ecuménica de Taizé, em França, comemora 70 anos de existência, a 20 de agostoFoi em 1940 que o irmão Roger chegou, primeiro sozinho, à colina de Taizé. aos 25 anos, deixou o seu país de origem, a Suíça, para ir viver em França, país de sua mãe. O irmão Roger viveu em Genebra de 1942 a 1944, numa situação de retiro devido à Segunda Guerra Mundial.
Hoje, a Comunidade de Taizé reúne uma centena de irmãos, católicos e de diversas origens evangélicas, vindos dequase trinta países diferentes. através da sua própria existência, ela é uma parábola de comunidade: um sinal concreto de reconciliação entre cristãos divididos e entre povos separados.
Os irmãos da Comunidade ganham a sua vida pelo próprio trabalho. Não aceitam qualquer donativo. Nesse mesmo sentido, se um irmão recebe uma herança familiar, a Comunidade oferece-a aos mais pobres. Todas as semanas chegam a Taizé muitos jovens para uma experiência de encontro com Deus.
Em agosto, fará cinco anos que o irmão Roger foi morto durante a oração da noite (16 de agosto de 2005). Faleceu com 90 anos. Sucedeu-lhe o irmão alois, que o irmão Roger tinha escolhido há muitos anos para seu sucessor. Este duplo aniversário será marcado por uma celebração em Taizé no sábado, 14 de agosto, às 20h.