UNESCO retira Galápagos, local considerado em risco, da lista do Património em perigo. Esforços do governo para proteger o «museu vivo» são tidos em conta
UNESCO retira Galápagos, local considerado em risco, da lista do Património em perigo. Esforços do governo para proteger o «museu vivo» são tidos em contaas ilhas Galápagos, no Equador, já não constam da lista de patrimónios em perigo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. a decisão da UNESCO derivou dos esforços do governo no combate a factores de risco, como a má gestão turística e a sobrepesca. O sítio adquiriu a classificação de património em risco, em 2007.
Localizado no pacífico, o arquipélago conta com 58 ilhas, na sua maioria inabitadas. Galápagos tornou-se Património Mundial em 1978, tendo sido o primeiro local do mundo a integrar a lista da UNESCO. Segundo a rádio das Nações Unidas, o local foi descrito pela organização como um museu vivo e um show da evolução. Rico em biodiversidade,abrigauma espécie de tartarugas cujo tamanho pode ultrapassar um metro e meio de cumprimento.