13 equipas em campo, num jogo que visa dar o pontapé que falta à mudança de vida e usar o desporto como via para a promoção pessoal e reintegração
13 equipas em campo, num jogo que visa dar o pontapé que falta à mudança de vida e usar o desporto como via para a promoção pessoal e reintegraçãoarranca hoje, 30 de Julho, a sétima edição do campeonato nacional de futebol de rua. Esta é uma iniciativa de inclusão que tem dois objetivos: por um lado, pôr no topo da agenda dos líderes mundiais a questão da pobreza e, por outro, utilizar o desporto para ajudar as pessoas a reconstruírem-se enquanto indivíduos em função de um grupo , explicou o director executivo da CaIS, Henrique Pinto, na conferência de imprensa da iniciativa.
as equipas são oriundas dos distritos de Lisboa, Beja, Faro, Bragança, Setúbal, Coimbra, aveiro, Santarém, Portalegre e Porto e das regiões autónomas da Madeira e dos açores, além de uma equipa da CaIS Lisboa. a iniciativa é da CaIS, uma organização de apoio aos sem abrigo.
Em vez dos 90 minutos, estes jogos de futebol duram apenas 14 minutos. Em campo estão apenas quatro jogadores por equipa, sendo que as equipas têm no total oito jogadores e o treinador pode fazer substituições sempre que quiser. Deste campeonato nacional, que termina a 1 de agosto, sairá uma equipa com os jogadores que vão representar Portugal no campeonato mundial, o Homeless World Cup 2010 , que decorre no Rio de Janeiro, Brasil, entre os dias 19 e 26 de Setembro.