Encontro sobre a cultura decorre até 1 de agosto, sob o tema «2010 ano Internacional de aproximação de Culturas». O sector oferece vastas oportunidades a Moçambique
Encontro sobre a cultura decorre até 1 de agosto, sob o tema «2010 ano Internacional de aproximação de Culturas». O sector oferece vastas oportunidades a MoçambiqueComeçou, ontem, 28 de Julho, o VI Festival Nacional da Cultura, em Chimoio, na província de Manica. Presente na cerimónia de abertura do evento, o presidente da República, armando Gebuza, debruçou-se sobre a situação actual das artes e cultura. O sector oferece oportunidades para o desenvolvimento do país; enfrenta também alguns desafios.
Observamos como os produtos e manifestações culturais concorrem para impulsionar a implementação da agenda nacional de luta contra a pobreza, afirmou, segundo o jornal Canal de Moçambique. É necessário promover o crescimento da indústria cultural, com potencial para gerar mais empregos. a arte e cultura devem contribuir para o crescimento do Produto Interno Bruto, disse armando Gebuza.
Em relação aos desafios, constatou a necessidade de formação de mais quadros superiores que possam gerir a produção artística nacional. O presidente afirmou estar consciente das dificuldades dos fazedores de arte e cultura. Incentivou-os a apostar em parcerias entre os sectores interessados. Referiu ainda o problema da pirataria que prejudica os artistas, o Estado e a imagem do país no mercado.