Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra publica um texto de reflexão sobre o momento actual e deixa palavra de esperança
Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra publica um texto de reflexão sobre o momento actual e deixa palavra de esperançaUrge tomar medidas adequadas para que o emprego se torne, como é de facto, o factor mais decisivo na inclusão defende o organismo conimbricense numa análise da situação actual. No ano europeu de luta contra a pobreza e a exclusão social, a Comissão defende que é de condenar tanto quem contrata a recibo verde, com salários indignos, ou ilegalmente, como quem recusa propostas de emprego e continua a receber apoios sociais, bem como quem permanece de baixa sem estar doente.
Os tempos difícieis que muitos portugueses vivem podem ser uma oportunidade estimuladora de um mundo diferente. aos cristãos é pedido o testemunho de vida, neste momento de desalento e de dúvidas. a Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra quer trazer uma palavra de esperança, pois acredita que os portugueses, tal como têm feito ao longo da sua História, saberão superar as dificuldades e assumir os sacrifícios, fazendo valer as suas energias e potencialidades.
O caminho passa por um novo esforço que impõe mudanças radicais, a nível pessoal e colectivo. O futuro está também nas nossas mãos, e isso exige a generalização de um ambiente social de comportamentos éticos, defende a Comissão. Entre esses princípios estão novos estilos de vida, que alterem hábitos consolidados de consumismo, de falta de cidadania, de degradação da Natureza, de modo a garantir um desenvolvimento sustentável e a manutenção da Terra habitável pelas gerações futuras. Leia do documento na íntegra.