« a Catalunha proí­be os touros» é o grande destaque da edição digital do jornal espanhol, El país. Uma decisão polémica que divide parlamento e população
« a Catalunha proí­be os touros» é o grande destaque da edição digital do jornal espanhol, El país. Uma decisão polémica que divide parlamento e populaçãoO parlamento da Catalunha aprovou hoje, quarta 28 de Julho, a iniciativa popular de 180 mil cidadãos em relação à proibição da corrida de touros. a tradição espanhola será interdita a partir de Janeiro de 2012, na região do nordeste de Espanha. Segue assim o exemplo das ilhas Canárias que, em 1991, proibiram a realização das corridas de touros.
Trata-se de uma decisão polémica que divide o próprio parlamento: 68 votos a favor, 55 contra e nove abstenções. a corrida é uma marca cultural do país; votar contra não é aceite em determinadas zonas. Várias regiões espanholas, entre elas a capital, Madrid, anunciaram a sua intenção de inscrever a tradição no património cultural nacional de forma a protegê-la. Já, os opositores consideram-na um espectáculo bárbaro e pedem o fim da tortura animal.