Patrões americanos e africanos são os mais inquietos. as empresas só ganham em proteger as riquezas do planeta, pois correm o risco de serem ultrapassadas pelo mercado
Patrões americanos e africanos são os mais inquietos. as empresas só ganham em proteger as riquezas do planeta, pois correm o risco de serem ultrapassadas pelo mercadoO verde está na moda: a biodiversidade na ordem do dia, garante relatório do Programa das Nações Unidas para o ambiente. Divulgado há poucas semanas, mostra que as mentalidades estão a mudar, não só entre a população mas também entre os grandes empresários. Estudos comprovam que as empresas que não incluírem uma gestão durável da biodiversidade nos seus projectos serão rapidamente ultrapassadas pelo mercado.
Os presidentes de empresas latino-americanos e africanos são os mais preocupados com os efeitos da perca de biodiversidade no crescimento económico. 50 por centro consideram-na uma ameaça. Na Europa, apenas 20 por cento partilham a mesma opinião. a maioria dos cidadãos mostra-se sensível às questões da biodiversidade. Os consumidores já têm em conta as políticas das empresas na compra dos seus produtos.
as empresas têm muito a ganhar com a protecção da biodiversidade. a agricultura, a pesca e as florestas dependem directamente da preservação do ecossistema. O turismo é outro sector de actividade que tem todo o interesse em proteger as riquezas naturais do planeta. Registam-se avanços significativos nesse sentido: o mercado dos produtos agrícolas certificados ultrapassava os 40 mil milhões de dólares, em 2008.