Portugueses estão sensibilizados para a protecção do ambiente, dizem os estudos. Mas os casos mostram que ainda há algo a fazer
Portugueses estão sensibilizados para a protecção do ambiente, dizem os estudos. Mas os casos mostram que ainda há algo a fazerNo primeiro semestre de 2010, o Serviço de Protecção da Natureza e do ambiente da Guarda Nacional Republicana registou 8. 056 infracções relacionadas com a natureza. Em 2009, houve 17. 548 ocorrências.
Entre as ilegalidades encontram-se a arborização ilegal com espécies de crescimento rápido, arranque ilegal de sobreiros e azinheiras (protegidos), detenção ilegal de animais ou caça e pesca ilegais. Quanto a incêndios, das 2. 521 investigações, foram apuradas 552 fogos com causa intencional e 1119 por negligência. as queimadas são uma das causas mais comuns,adianta o i.
No dia nacional de conservação da natureza e ano dedicado à biodiversidade são várias as actividades previstas. Se tiver oportunidade, pode visitar o novo centro de reprodução de chitas no Jardim Zoológico de Lisboa, um dos únicos da Europa. Este dia foi instituído em 1998 como forma de homenagem ao trabalho desenvolvido pela Liga para a Protecção da Natureza.