Manuel Pereira dos Santos, seminarista brasileiro, fala da sua experiência na República Democrática do Congo e da beleza de conviver com povos diferentes
Manuel Pereira dos Santos, seminarista brasileiro, fala da sua experiência na República Democrática do Congo e da beleza de conviver com povos diferentesO seminarista revela o que sentiu, em terras africanas: Chegueiao Congo numa terça-feira por volta das 20 horas, hora local. E as primeiras boas vindas que eu recebi foram dum calor diferente da minha terra natal. Um calor abafado e sufocante. Pensei: Eu estou em África, aquela de que tantos falavam, e dos tantos testemunhos que escutei sobre ela.
a nossa comunidade no seminário é composta por 22 membros provenientes de países diversos: Quénia, Congo, Tanzânia, Colômbia, Espanha e Brasil. É uma riqueza para mim, essa diversidade de culturas, afirma Manuel Pereira dos Santos. Somos oriundos de diferentes países, mas movidos por uma só razão para estar juntos e partilhar a vida: o chamamento de Jesus a dar a vida na missão em função do Reino eterno, o qual esse mesmo Jesus sempre anunciou.
Sobre possíveis dificuldades de relacionamento com pessoas de diferentes culturas, diz: Conviver com 22 pessoas, um número grande, tem sido fascinante. a relação comunitária tem sido profunda e aberta. as dificuldades são transparentes, por isso facilita as possíveis correcções fraternas entre nós. a partilha é incentivada, e assim a comunidade vai se construindo e crescendo segundo a vontade de Deus.
acrescenta ainda: Estou a viver uma experiência desafiante, porém fantástica. Entrou para o seminário em 2003, no Brasil; depois de ter feito filosofia no seu país e o noviciado na argentina, foi destinadoa África, precisamente a Kinshasa, capital do Congo, onde vive actualmente.