O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social desafia os políticos a darem um contributo efectivo para o combate à pobreza e às desigualdades sociais
O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social desafia os políticos a darem um contributo efectivo para o combate à pobreza e às desigualdades sociaisCarlos azevedo sugeriu que os políticos católicos abdiquem de 20 por cento dos seus rendimentos contribuindo para um fundo social. Era muito bom que os políticos cristãos dissessem ‘eu cedo do meu ordenado 20 por cento para um fundo social’. Isso era um testemunho concreto, afirmou à SIC Notícias.
O prelado defende que é necessário que haja sectores da sociedade que, livremente, tomem decisões destas. E é preciso decisões novas, alguma coisa que diga às pessoas que é possível, face à crise, defendeu o também bispo auxiliar de Lisboa. É bom partilharmos antes que nos tirem porque aquilo que nós temos em situações de necessidade não é nosso, é do bem comum. Este é o principio da moral cristã, acrescentou.
O responsável da Pastoral Social criticou ainda as instituições bancárias que continuam a apresentar propostas para os portugueses irem de férias, através do recurso ao crédito. Isto porque sabem que esse é um incentivo ao consumo que desgraça a vida das pessoas.